quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Um Convite para Criticar

    A filosofia é uma atividade racional que tem como principal característica e compromisso a critica. A atividade de criticar não está relacionada no caso da produção filosófica, mesmo que essa reflexão não tenha intenção de ser ou parecer filosofia, a uma opinião controversa sobre algum assunto que desagrade ou vá contra quaisquer concepções pessoais, ou ideológicas, pelo contrario a crítica não se efetiva "estalar de dedos", más é efeito de um longo e continuo processo de reflexão que tem como objetivo superar um ideal proposto ou uma forma de ação ou simples correção de acontecimentos que determinam o pensar e agir humano como formas de alienação.
    A crítica é uma forma de ler a realidade empregando juízos conscientes de julgamentos valorativos, que aumenta sua intensidade ao passo que nos percebemos como seres pensantes e críticos, que ao se perceberem como fez Descartes  seres pensantes e que portanto existem, podem de fato realizar feitos capazes de interferir na sua vida em sociedade.
   Portanto, convido a todos, pensem, analisem, reflitam, e principalmente critiquem, mas critiquem sem medo ou  vergonha, afinal o que vale é ser ouvido e ouvir as criticas direcionadas a nós também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário